terça-feira, 4 de setembro de 2012

IDEB 2012

Professores de matemática e língua portuguesa participam de formação para elevar o IDEB do Pará
                                              
                      Postado no Portal da SEDUC em            22/08/2012   15:56:00
 
Cerca de 300 professores de Língua e Portuguesa e Matemática de escolas de ensino fundamental dos municípios ligados às Unidades Regionais de Educação (URE's) de Abaetetuba, Bragança e Capanema participam, até a próxima sexta-feira (24), do II Encontro de Educadores da Rede Pública Estadual para preparação e avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A abertura da formação foi promovida simultaneamente nas três cidades, na manhã desta quarta-feira (22). Até o dia 14 de setembro, cerca de 1,5 mil professores terão participado da formação, que já aconteceu em Belém e ainda será realizado em Castanhal, Conceição do Araguaia, e Santarém.

A formação continuada é destinada a professores do 4º ano e da 7ª série do Ensino Fundamental, das duas disciplinas. Os alunos que se encontram nessas séries estarão no ano nas séries do ensino fundamental alvo da Prova Brasil (5ª e 8ª séries), que será aplicada novamente em todo o país em 2013. O nível de proficiência nas duas disciplinas integra a nota da Prova Brasil, que é um dos elementos considerados pela avaliação nacional, também composta pelo item Fluxo (taxa de aprovação e reprovação, e de permanência do aluno na escola).

Em Bragança, o encontro acontece na Escola em Regime de Convênio Casa da Amizade. Com um crescimento de 12% em relação ao Ideb de 2009, a nota dos anos iniciais das escolas públicas daquele município (somadas rede estadual e municipal) alcançou a meta projetada para o índice de 2011, com a nota de 2,8. Já nos anos finais desse nível de ensino a cidade ficou sem nota, pela não realização da Prova Brasil, em função da greve de professores que aconteceu no período de aplicação da avaliação.

O encontro faz a análise dos resultados do Ideb de 2011 e dos simulados de Português e Matemática aplicados aos estudantes no mesmo ano pela Seduc, assim como as notas do Pará, relativas aos primeiros anos do ensino fundamental (5ª e 6ª série) e dos últimos (8º e 9º ano). Os professores também discutem práticas pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino a partir dos descritores – especificações de conteúdo – cobrados pela Prova Brasil, além de participar de oficinas que possibilitarão a elaboração de estratégias metodológicas para elevar as notas paraenses na avaliação nacional.

Fazer com que professores e estudantes encontrem uma linguagem de compreensão mútua eficaz tem sido tema recorrente durante os encontros. “Explicar polinômios apenas com números e letras, sem contextualização, tornou-se ineficaz. Percebi, com o passar do tempo, que é preciso trazer o conteúdo para a realidade e linguagem desse jovem”, afirmou Cláudio Brito, professor de matemática das escolas estaduais Julião Garcia e Paulo Pinheiro, que participou do primeiro encontro realizado no ano passado, acrescentando que “assim, certamente ele passará a olhar de forma diferente para as coisas que estão ao se redor”.

Esse também é o desafio para a professora de português da Escola Dom João VI, Raimunda Oliveira, que participa do encontro pela primeira vez. “Em 2011 não alcançamos a meta. Mas o objetivo da nossa escola – que teve o melhor resultado no Enem de Capanema no ano passado – é se superar em todos os níveis de ensino. Seguimos uma estrutura de muitos anos. Por isso é importante estarmos aqui conhecendo melhor os descritores”, disse ela, destacando que, “muitas vezes, o aluno sabe muito mais do que próprio professor pensa que ele sabe e que questão é contextualizar todo esse conhecimento que ele detêm, trazer para a realidade desse jovem”.

Na Prova Brasil, os estudantes precisam resolver quatro blocos de questões, tendo 25 minutos para resolver cada um, que contém de 23 a 26 perguntas cada bloco, de acordo com a série do aluno. A próxima avaliação do Ideb será em 2013, mas a Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deinf) da Seduc dá continuidade com as formações. No mês de novembro, um simulado será aplicado aos estudantes como forma de preparação. “Estamos trabalhando para elevar os números do Pará no cenário nacional. Desde 2011, desenvolvemos um processo de reorientação curricular e ainda este ano vamos implementar um Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica, em que os professores possam analisar os resultados e criar metodologias”, explicou o representante da Deinf, Marcos Lopes.

Texto: Mari Chiba
Ascom/Seduc

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